Mitos e Observações

A tuberculose é mais comum em homem ou em mulher?

A tuberculose está mais presente em homens, provavelmente, pela maior exposição ao germe associado a fatores ou situações de risco, como o uso de álcool e fumo. Além disso, os homens acessam menos os serviços de saúde afastando do diagnóstico precoce da TB.

Como Verificar Resultado da Digestão


Porque a pessoa com tuberculose deve fazer o teste para aids?

Recomenda-se que todas as pessoas em tratamento de tuberculose realizem o teste de HIV (teste rápido ou ELISA) o mais precocemente possível, desde que o paciente concorde em fazer esse teste. No Brasil, cerca de 10% das pessoas com tuberculose estão infectadas pelo vírus HIV e as pessoas coinfectadas com tuberculose e HIV devem ser oportunamente e adequadamente tratadas para ambas as doenças.

Nomes Científicos



A pessoa tabagista com tuberculose tem que parar de fumar?

É aconselhável que a pessoa com tuberculose pare de fumar, isto vai melhorar sua saúde como um todo. Porém, caso a pessoa não consiga e nem queira parar de fumar, deve continuar a tomar os medicamentos da tuberculose normalmente. O profissional de saúde deve recomendar o programa de combate ao tabagismo que existe nos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS).

Observações Sobre Dia a Dia Alimentar e Dores.


A pessoa com tuberculose tem que parar de beber?

É recomendável sempre, que em uso de antibióticos, não se utilize substâncias como álcool e outras drogas, em função do risco de graves complicações, como por exemplo, hepatite. Porém, caso a pessoa não consiga e nem queira parar de beber, principalmente alcoolistas, deve continuar a tomar os medicamentos da tuberculose normalmente, reforçando estratégias de adesão junto a familiares e profissionais de saúde. O profissional de saúde deve encaminhar o usuário ao programa de combate a álcool e drogas existentes nos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS).

Uma mulher grávida pode fazer o tratamento de tuberculose? Pode amamentar? 

Sim. A mulher grávida deve fazer o tratamento da tuberculose, uma vez que os medicamentos são seguros e não causam problemas ao bebê. No caso de amamentação, não existe contra-indicação. Entretanto, é recomendável o uso de uma máscara ao amamentar durante o período de transmissão da doença, principalmente nos primeiros quinze dias de tratamento.

Crises


O que é a tuberculose drogarresistente?

Tuberculose drogarresistente, também conhecida como tuberculose resistente, ocorre quando a pessoa com tuberculose apresenta bacilos do Mycobacterium tuberculosis com resistência a algum fármaco para tratamento da doença. A resistência aos fármacos é identificada pela realização da cultura e do teste de sensibilidade do material colhido do escarro. A tuberculose resistente apresenta um tratamento complexo, com a durabilidade podendo chegar a até dois anos de tratamento.

Qualquer pessoa pode ter uma tuberculose resistente?

Sim. A presença de uma tuberculose resistente está diretamente relacionada ao adequado tratamento de uma tuberculose sensível. Quando baixa adesão ao tratamento, ou uso inadequado das medicações, ou vários tratamentos prévios de tuberculose, há grande risco dessa tuberculose se tornar resistente. Pessoas contato de paciente com tuberculose resistente também podem adquirir bacilos resistentes da doença.

O que é o Teste Rápido Molecular para Tuberculose?

O teste molecular rápido para tuberculose, endossado pela Organização Mundial de Saúde, é um teste para detecção do DNA da micobactéria que causa a doença e para a triagem de bactérias resistentes ao medicamento rifampicina. O tempo de execução do teste no laboratório é de duas horas. Apenas uma amostra é suficiente para a realização do exame, o resultado detecta a presença ou a ausência do M. tuberculosis e indica a sensibilidade ou resistência à rifampicina.

Processos Alimentares


Teste Rápido com resultado positivo significa que o paciente está doente e precisa tratar a tuberculose?

No Brasil, o teste molecular rápido para tuberculose está indicado para o diagnóstico de casos novos de tuberculose pulmonar, ou seja, pacientes que nunca trataram tuberculose anteriormente. Neste caso um resultado positivo indica a necessidade de início imediato do tratamento. Como o exame não necessariamente indica a presença de bactérias vivas, já que o teste identifica material genético de microorganismos vivos ou mortos, o exame não está indicado para o acompanhamento do tratamento, sendo necessária, para isto, a realização de baciloscopias mensais de escarro.

Procure Sempre seu Médico.

👊Quer Falar Comigo. Clique Abaixo💪

📚 https://wa.me/5521975220040 📚

🔬Vem pro Grupo De Whatsapp 🦠

➡️➡️➡️ https://abrir.link/KNAHq ☑️

🔬Vem pro Grupo De Telegram 🦠

➡️ https://t.me/+mCAz9QvxCs01Zjlh☑️ 

🖥🎧🔷Versão🔹3.0 📶📚

🌐 TBCura.blogspot.com 💻

📲Pix: rodolfomori6@gmail.com 🎁

Se Cuide!!!

Site e Grupo de Apoio Social.
Converse com seu Médico e não deixe de tomar a Medicação, nem se medique por conta própria, aqui apresentamos algumas matérias conceituadas, dicas de tratamento e experiências de pessoas que já passaram pela doença, estando agora de Alta. Nunca deixe de Ter Fé e Esperança. O Senhor está Contigo, no Controle de Tudo. Estou Fazendo Algumas Atualizações para Melhorar o Site, Por Hora em Manutenção e Finalização do Visual Dele. Não Esqueçam de Seguir Logo Abaixo...

REDES SOCIAIS

INSTAGRAM YOUTUBE TELEGRAM Twitter FACEBOOK WHATSAPP RSS Feed rodolfomori6@gmail.com