Como se previne a tuberculose?
A prevenção da tuberculose consiste em vacinar com BCG as crianças menores de quatro anos de idade, tratar preventivamente pessoas infectadas com maior risco de adoecimento e implementar medidas de controle de infecção. Manter os ambientes arejados ajuda a prevenir a transmissão da tuberculose.
O que é vacina BCG e para que serve?
Oferecida pelo SUS, a vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guerin) é elaborada a partir de M. bovis atenuados. Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças obrigatoriamente no primeiro ano de vida ou no máximo até quatro anos, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de aids não devem receber a vacina. Ela não previne o adoecimento por tuberculose, mas evita o desenvolvimento das formas mais graves em menores de cinco anos de idade.
As pessoas que convivem com os doentes, precisam tratar de tuberculose?
Todas as pessoas que moram na mesma casa do doente com tuberculose, contatos próximos de trabalho próximo ou outros com convivência próxima e contínua precisam ser examinadas.
Isto significa que todos deverão fazer exames e após avaliação, se identificado outra pessoa doente, inicia-se o tratamento da tuberculose, se infectado com a bactéria da tuberculose, em alguns casos recomenda-se a o tratamento preventivo da infecção latente da tuberculose, ou seja, uma profilaxia para diminuir o risco apresentar tuberculose ativa.
Como é o tratamento preventivo da tuberculose?
Em determinadas situações (como em contatos recentes de casos de tuberculose ativa e em pessoas vivendo com HIV/aids), pode-se tratar a infecção latente de tuberculose a fim de se evitar que a pessoa adoeça.
Para indicar o tratamento da infecção latente, é necessário avaliar o risco de adoecimento de cada pessoa (por avaliação clínica e prova tuberculínica) e excluir a possibilidade de tuberculose ativa por meio de avaliação e de exames.
O tratamento da infecção latente de tuberculose é feito com isoniazida diariamente durante seis ou nove meses e quando bem indicado, reduz em 60% a 90% o risco de adoecimento.
Quais são as medidas de controle de infecção para tuberculose?
Para reduzir a transmissão da tuberculose é importante:
• organizar fluxos de atendimento na unidade de saúde, priorizar o atendimento de pessoas com tosse e buscar casos suspeitos de tuberculose;
• promover adequada ventilação e iluminação dos locais em que há maior risco de transmissão dos bacilos (serviços de saúde, albergues, asilos, residências e unidades prisionais);
• oferecer máscara cirúrgica para as pessoas com tosse nos serviços de saúde e máscara de proteção respiratória (PFF2 ou N95) para profissionais de saúde.
O que é prova tuberculínica?
A prova tuberculínica consiste na aplicação de uma injeção intradérmica de um derivado proteico purificado do M. tuberculosis (PPD) para medir a resposta imunológica local. O resultado do exame é avaliado pelo tamanho da reação no local de aplicação após 48 a 72 horas. É particularmente importante na avaliação de contatos de pessoas com tuberculose e como método auxiliar para o diagnóstico da tuberculose na criança.
Consulte Sempre seu Médico.
👊Quer Falar Comigo. Clique Abaixo💪
📚 https://wa.me/5521975220040 📚
🔬Vem pro Grupo De Whatsapp 🦠
➡️➡️➡️ https://abrir.link/KNAHq ☑️
🔬Vem pro Grupo De Telegram 🦠
➡️ https://t.me/+mCAz9QvxCs01Zjlh☑️
🖥🎧🔷Versão🔹3.0 📶📚
📲Pix: rodolfomori6@gmail.com 🎁