Epidemiologia e Prevalência
A tuberculose latente tem um perfil epidemiológico associado aos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, ou seja, acomete sobretudo as pessoas residentes em países que apresentam condições mais precárias de saúde, caso do Brasil, principalmente, as pessoas de baixa renda, que por vezes ficam esperando por atendimento, e muitas vezes ficam sem ter o tratamento necessário.
Contudo, essa realidade não se torna menos preocupante por isso, haja vista que cerca de 25% da população mundial sofre com essa doença silenciosa.
No mundo do cinema podemos traçar um paralelo com o que acontece no filme do Harry Potter, quando a ameaça representada pelo Voldemort é menosprezada, por não estar no seu auge, o que não significa ser algo inexistente.
A tuberculose latente, pode permanecer "dormindo" por anos, tal qual Voldemort também permaneceu escondido, agindo por de baixo dos panos, esperando o momento certo para ressurgir.
Portanto, é crucial combater os determinantes sociais e proteger as pessoas em risco para evitar que a tuberculose latente se transforme em um doença ativa, gerando males.
Por ...
Icsor Almeida Araujo
Acadêmico de Ciência Biológicas, modalidade médica, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, formado em enfermagem, pela IBMR, entusiasta da neurociência que pretende debruçar seus estudos com foco em Neurofisiologia, neurodivergente, grande fã de filmes de ação/aventura, torcedor do Flamengo.
#TratamentoDaTuberculose #Prevenção #CuidadoComASaúde #InformaçãoÉPoder #EducaçãoEmSaúde #Conscientização #Conhecimento #InformarParaPrevenir #ApoioAoTratamento #Comunidade #JuntosContraATuberculose #ApoioMútuo #Solidariedade #BemEstar #VidaSaudável #SaúdeÉVida #ViverBem #CuidarDaSaúde #EquipeDeSaúde #Médicos #Enfermeiros #TratamentoEficaz #Medicina